| p r e f á c i o |

|odiario.blog@gmail.com|

O frasco vazio


Um professor, diante da turma sem dizer uma palavra, pegou num frasco vazio e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio, todos de acordo disseram que sim. O professor então pegou numa caixa de fósforos e vazou dentro do frasco. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e voltaram a responder sim. O professor pegou numa caixa de areia e vazou dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente, ao que os alunos responderam-lhe sim. O professor de seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se e o professor comentou:
- Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes: família, filhos, saúde, alegria, amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como trabalho, casa, carro, etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Estabelece prioridades, o resto é areia!Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:
- Então e o que representa o café?
O professor sorriu e disse:
- Ainda bem que perguntas! Isso e só para lhes mostrar que, por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo

9 comentários:

  1. Amei o post... bela forma de ver e organizar a vida.
    E o detalhe haver sempre lugar para um café para um amigo.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Era bom que isto fosse lido por muita gente, pode ser que ajude a abrir os olhos a muito pessoal que anda por aqui na blogosfera.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito. Por vezes queixamo-nos de que não temos tempo para nada mas, na verdade, a bem ver, quando se quer, sempre haverá tempo para um cafezinho com alguém amigo. Vou levar :)

    ResponderEliminar
  4. Ja conhecia...foi um professor de universidade que tb me contou.

    è uma bela liçao de vida:)

    ResponderEliminar
  5. soberbo...

    grande ensinamento para uma vida em construção.





    a...té

    ResponderEliminar
  6. Pena que no dia a dia não consigamos ter esta organização ....era fantástico...

    ResponderEliminar
  7. Gosto sempre de ler!

    Quando realmente se quer, consegue-se.

    BJs.

    ResponderEliminar
  8. História que tem tanto de antiga, como de verdadeira e sempre atual. O meu frasco está cheio de bolas de golf, mas nunca deixo lá faltar o café! :-)

    ResponderEliminar

*