| p r e f á c i o |

|odiario.blog@gmail.com|

Os ultimos cartuchos


Esta manhã ao contrário das outras acordei primeiro, abri janelas nesta casa silenciosa e entrei naquele quarto ainda escuro e literalmente o arranquei da cama,  qual nabo a sair da terra, preso pelas suas imensas raízes aproxima-se o final do ano lectivo, o cansaço é visível, tanto quanto a desilusão, as notas não se recuperam de um dia para o outro, os bons resultados não aparecem todos os dias, e há um cansaço visível de ambas as partes professores e alunos as crianças daquela turma foram 'tomadas de ponta' pelos professores e agora nada mais há a fazer, vieram mal preparados e os professores não estavam bem preparados para isso, ouvi esta manhã, e é verdade. Naquela turma convocam-se reuniões com pais e professores mas estes, os pais, são constantemente interrompidos quando expressam opiniões e os professores dizem o que têm para dizer e dão por encerrada a conversa.
Sinto-me uma bola de ping-pong entre pais e professores pois sou ou devia a porta-voz dos pais, embora os problemas não passem por mim, eu tenho de estar presente e estes pais não sabem trabalhar assim e vivem de confrontos e contactos mais directos, expressam-se, berram, acusam, insultam... E felizmente o ano lectivo está quase no fim, caso contrário também os pais começariam a ser 'tomados de ponta', e com alguma razão por parte dos professores.
É que, da mesma forma que se encontram crianças mal-educadas, irrequietas, terroristas, há pais em igual  falta de nivel

7 comentários:

  1. Acredito piamente, que muito do que as crianças são... é reflexo do que se passa em casa!

    ResponderEliminar
  2. e muitas vezes... as crianças conseguem superar de longe a "má" atitude do adulto la de casa...
    A escola continua a ser a segunda casa de muitos para não dizer a primeira!
    Esta é de facto uma área muito melindrosa a da educação!!

    ResponderEliminar
  3. Os professores andam descontentes e nota-se. Não devia acontecer, mas é a realidade.
    Como os professores recusam a função de educadores também os pais não deveriamm ser obrigados a ser professores, contudo, são-no. Mais uma função a crescentar à extensa de lista de ser mãe/pai.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  4. a educação é hoje o pão nosso de cada dia. todos falam, gritam, e não passa daí... os alunos, vão mantendo a sua na maior!!!
    na minha modesta opinião, a culpa está na "impotência" dos professores (atenção: impotência não é igual a incompetência). muita imposição burocrática e limitação curricular. liga-se mais à parte administrativa do que ao conceito de "educação", lecionar.
    os pais...
    a muitos se pode agradecer a má educação que contagia os seus filhos e o consequente insucesso escolar.

    um tema muito pertinente!!!




    a...té

    ResponderEliminar
  5. As crianças quando resolvem infernizar, infernizam. eheheh

    ResponderEliminar
  6. Sabes o que isso significa?
    O ano escolar estar quase no fim?

    É que passou mais um ano.
    E assim vão passando os anos por nós.

    ResponderEliminar
  7. Este teu post diz muita coisa e retrata o que, infelizmente, há de mau na nossa sociedade e nas nossas escolas. Escolas e pais de costas voltadas uns para os outros, quando deveria ser exatamente o contrário. Vejo que os professores estão à defesa, os pais atacam e por isso, não deve haver grande diálogo e em vez de encontrarem solução, criam-se mais problemas. Tentem arranjar um mediador, o representante dos pais que oiça as 2 partes mas que não tenha medo de falar seja a favor de uns ou de outros. Assim é muito difícil. Não é assim que em conjunto, lutam para que os resultados melhorem. E não tenhas dúvida que os pais já foram tomados de ponta mas também acredita que há pais piores do que os filhos. Se quiseres um conselho de quem anda por essas bandas há algum tempo, para o ano, foge dessa turma, quiçá escola. A culpa não é "só da escola". Tenta começar do zero. Acredita que, em muitas situações, é o melhor. Se precisares de ajuda ou algum conselho, podes mandar mail.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

*